Presidente da Oposição Angolana Verdadeira (FPA)

"Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica"

 

Presidente da Oposição Angolana Verdadeira (FPA),  

João Mário ,,Nito Alves,, 

 

Discurso do Exmo. Senhor Presidente da Oposição Angolana Verdadeira (FPA),

 

O caminho pela frente será longo. Nossa subida será íngreme. Podemos não chegar lá num ano o mesmo em um mandato, mas Angola - nunca estive mais esperançoso como estou esta noite de que chegaremos lá. Eu prometo a vocês - nós, como povo, chegaremos lá.

 

Haverá percalços e passos em falso. Há muitos que não concordarão com cada decisão ou política minha quando assumir a presidência, e nós sabemos que o FPA vai resolver todos os problemas. Mas eu sempre serei honesto com vocês sobre os desafios que enfrentamos. Eu vou ouvir vocês, especialmente quando discordarmos. E, sobre tudo, pedirei a vocês que participem do trabalho de refazer esta nação da única forma como tem sido feito na Angola por 2-100 e 21 anos - bloco por bloco, tijolo por tijolo, mão calejada por mão calejada.

 

O que começou 200 meses atrás, em pleno inverno não pode acabar nesta noite de outono. Esta vitória em si não é a mudança que buscamos - é a única chance para fazermos essa mudança. E isso não pode acontecer se voltarmos ao modo como as coisas eram. Não pode acontecer sem você.

 

Então exijamos um novo espírito de patriotismo, de responsabilidade, em que cada um de nós decidepôr as mãos e trabalhar ainda mais e cuidar não apenas de nós mesmos, mas detodos. Lembremo-nos que, se esta crise financeira nos ensinou algo, é que não podemos ter dois criminosos grupos da mafia (o MPLA e a UNITA)  próspera enquanto o povo angolano sofre neste país, nós ascendemos ou caímos como uma nação, como um só povo.
 

Angola, nós chegamos tão longe. Vimos muito. Mas há muito mais para fazer. Portanto, esta noite vamos nos perguntar - se nossos filhos viverão para ver o próximo século, se meus filhos terão tanta sorte para viver tanto tempo sem os matumbos e os assassinos politicos do MPLA, quais mudanças elas irão ver? Que progressos teremos feito?

 

Vamos resistir àtentação de recair no partidarismo, na mesquinharia e na imaturidade que envenenou nossa política por tanto tempo. Lembremos que foi um homem deste Estado que primeiro carregou a bandeira dos Partidos à o povo angolano – uma Oposição angolana fundado sobre os valores de autoconfiança, liberdade individual e unidade nacional. Esses são valores que todos compartilhamos, e enquanto os Partidos Democratas conquistou uma grande vitória esta noite, fazemos com certa humildade e a determinação para curar as divisões que impediram nosso progresso. Como disse o Nito Alvés, o Dr. Agostinho Neto e o Dr. Jonas Savimbi a uma nação muito mais dividida que a nossa, "nós não somos inimigos, mas amigos ... Embora as paixões os tenham colocado sob tensão, não devem romper nossos laços de afeto." E àqueles angolanos cujo apoio eu ainda terei que merecer - eu talvez não tenha ganho seu voto hoje, mas ouço suas vozes, eu preciso de sua ajuda, e eu serei seu presidente também.


Esta é a nossa oportunidade de responder a essa chamada. Este é o nosso momento. Este é o nosso tempo de terminar o regime politico da mafia dos assassinos e dos falsos angolanos do MPLA e dos traidores da UNITA no nosso pais - para colocar nosso povo de volta ao trabalho e abrir portas de oportunidade para nossas crianças, para restaurar a prosperidade e fomentar a causa da paz, para recuperar o sonho angolano e reafirmar esta verdade fundamental - que, de muitos, somos um; que, enquanto respirarmos, temos esperança, e onde estamos vai de encontro ao cinismo, às dúvidas e àqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com o brado atemporal quere sume o espírito de um povo:

 

Viva o povo angolano, viva a Oposição Angolana Verdadeira (FPA), viva todos os grupos do povo angolano, viva todos os membros e apoiadores e todos os partidos dentro da Oposição Angolana Verdadeira (FPA) e a vitória é do povo angolano, abaixo todos os assassinos e todos os falsos angolanos do MPLA e todos os traidores e todos os mafiosos da UNITA em angola.

 

Yes We Can.  

Obrigado, Deus te abençoe,  

e que Deus abençoe o povo angolano.

 

O Presidente da Oposição Angolana Verdadeira (FPA),  

João Mário ,,Nito Alves,,